voltar Liturgia diária 26/03/2020 Boa Nova para Cada Dia - Quinta-Feira da 4ª Semana do Tempo Comum - Ano par

Primeira Leitura: Ex 32,7-14

7Falou Javé a Moisés: “Vai, desce, pois corrompeu-se o teu povo, que tu fizeste sair da terra do Egito! 8Depressa apartaram-se do caminho que lhes prescrevi. Fizeram para si um bezerro fundido e estão a adorá-lo, a oferecer-lhe sacrifícios e a dizer: Este é o teu deus, Israel, que te tirou da terra do Egito! 9E acrescentou Javé a Moisés: “Estou observando este povo, e vejo que é um povo de cabeça dura. 10Agora, pois, deixa que a minha ira se inflame contra eles, até consumi-los. De ti, porém, farei uma grande nação”. 11A essas palavras, pôs-se Moisés a implorar a Javé, seu Deus, dizendo: “Por que, ó Javé, haveria de inflamar-se a tua ira contra o teu povo, que tu fizeste sair da terra do Egito com grande poder e mão poderosa? 12Por que haveriam de dizer os egípcios: Foi com más intenções que Ele os fez sair, para matá-los nas montanhas e exterminá-los da face da terra? Volta do furor da tua ira, e arrepende-te deste mal contra o teu povo! 13Lembra-te de Abraão, de Isaac e de Israel, teus servos, aos quais por ti mesmo juraste, dizendo-lhes: ‘Tornarei a vossa descendência numerosa como as estrelas do céu. E toda esta terra, da qual falei, quero dá-la à vossa descendência, para que a possuam como herança eterna’”. 14Então Javé se arrependeu do mal que tinha ameaçado infligir ao povo.


Salmo: Sl 105(106),19-20.21-22.23 (R/. 4a)

R.: Vem a nós, ó Senhor, que amas teu povo!

19Fizeram um bezerro ao pé do Horeb e adoraram a estátua que fundiram. 20Trocaram Deus, seu título de glória, pela imagem de um boi que come palha.

21Esqueciam o Deus que os tinha salvo, que fizera no Egito grandes coisas: 22prodígios operados contra Cam e maravilhas ante o mar Vermelho.

23E Deus pensava então em suprimi-los, se não fora Moisés, o seu eleito, que postou-se na brecha diante dele, para afastar do povo a sua ira.

 

Evangelho: Jo 5,31-47

31Se eu desse testemunho de mim mesmo, o meu testemunho não seria digno de fé. 32Outro é que dá testemunho de mim, e sei que é digno de fé o que afirma de mim. 33Vós mandastes perguntar a João e ele deu testemunho da verdade. 34Mas não invoco testemunho humano; se vos digo isto, é para vossa salvação. 35João era uma lâmpada que queimava e iluminava e à sua luz quisestes vos alegrar um momento. 36Mas tenho um testemunho maior que o de João: as obras que o Pai me deu para cumprir. Essas obras eu as faço e dão o testemunho de que o Pai me enviou. 37Sim, o Pai que me enviou dá testemunho de mim. Nunca ouvistes sua voz, nem vistes sua face, 38nem conservais em vós sua palavra porque não credes naquele que me enviou. 39Percorreis as Escrituras, pensando ter nelas a vida eterna, mas elas também dão testemunho de mim, 40 e vós não quereis vir a mim para terdes a vida! 41Não recebo a glória que vem dos homens. 42Aliás, eu vos conheço: não tendes em vós o amor de Deus. 43Vim em nome de meu Pai e não me recebeis; se outro vier no seu próprio nome, certamente o haveis de receber. 44Como é possível que creiais, se recebeis glória uns dos outros e não procurais a glória que só vem de Deus? 45Não penseis que vos acusarei ante o Pai. Vosso acusador será Moisés, em quem colocais todas as vossas esperanças. 46Porque, se acreditásseis em Moisés, acreditaríeis também em mim, pois foi sobre mim que ele escreveu. 47Mas, se não credes nos seus escritos, como acreditareis nas minhas palavras?”


Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2019 - Ano C - São Lucas, Brasília, Edições CNBB, 2018.

Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola, 2016

 

... as Escrituras dão testemunho de mim, mas não quereis vir a mim para ter a Vida Eterna! (Jo 5,39b-40a).

                São passagens deste tipo que nos mostram como Jesus não se recusou a conversar com os judeus para explicar a eles quem Ele era.

                Jesus insistiu especialmente em ter sido enviado por Deus para dar aos homens a Vida Eterna.

                O diálogo que nesta passagem do Evangelho Jesus tem com os líderes dos judeus, é longo. Jesus foi muito paciente com eles.

                Portanto eles não tiveram argumento algum para dizer que não sabiam que Jesus era o Filho de Deus. Jesus mesmo o dissera (Jo 5,18-23). Assim, quando O rejeitam, quando decidem por Sua morte, quando O executam na cruz, têm culpa total.

                Rejeitaram o Filho de Deus porque quiseram. E quiseram porque se O aceitassem teriam perdido todos os privilégios que, como líderes do Povo de Deus, eles tinham acumulado por séculos.

                Aos líderes judeus de nada adiantou Jesus dizer que São João Batista Lhe dera testemunho favorável: Jesus era o cordeiro, o que tira os pecados do mundo (Jo 1,29).

                De nada adiantou Jesus dizer que o Pai Lhe concedera fazer milagres para provar que Ele provinha de Deus (Jo 5,30).

                De nada adiantou Jesus dizer que o próprio Pai dava testemunho de que Ele era Seu Filho (Jo 5,37).

                Afinal, os líderes judeus não aceitaram Jesus porque não quiseram.

                E quais consequências teriam por isto?

                Jesus mesmo nos diz: ... as Escrituras dão testemunho de mim, mas não quereis vir a mim para ter a Vida Eterna! (Jo 5,39b-40a).

                Aos líderes dos judeus foi, por isso, negada a Vida Eterna. Eles esperavam ter a Vida Eterna por meio das Escrituras (Jo 5,39). No entanto as Escrituras eram apenas letra e não vida. Vida Jesus tinha em si, e a todos os que O aceitassem daria a Vida Eterna.

                No Juízo Final aqueles líderes dos judeus serão condenados. Jesus não precisará fazer isto. Ele disse que contra tais líderes no Juízo Final se levantará o próprio autor das Escrituras, Moisés (Jo 5,45-47).

                Não acreditaram em Jesus porque não amavam Deus como deviam (Jo 5,42: Eu sei que não tendes em vós o amor a Deus). Aqui estava a razão de todo erro dos líderes judeus. Eles não tinham desculpas a apresentar nem a Jesus, nem a Deus Pai, nem ao Povo de Deus. Ficaram sem a Vida Eterna.

                A Vida Eterna é o resultado final da obra salvadora de Jesus.

                Estamos nesta Quaresma nos preparando para recebê-la no dia em que ressuscitarmos.

                Portanto deixemo-nos mover e comover pelo amor de Deus ao arrependimento de todos os nossos pecados, fazendo uma boa confissão porque cremos no amor de Deus por nós. E assim seremos perdoados e estaremos prontos para o momento em que Deus nos vier buscar na hora de nossa morte.


Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma