voltar Liturgia diária 29/01/2020 Boa Nova para Cada Dia - Quarta-Feira da 3ª Semana do Tempo Comum - Ano par

Primeira Leitura: 2Sm 7,4-17

4Mas, nesta mesma noite, a palavra de Javé foi dirigida a Natan nestes termos: 5 “Vai dizer a meu servo Davi: ‘Assim diz Javé: será que és tu que me edificarás uma casa para morar? 6Não habitei casa alguma, desde o dia em que eu fiz subir do Egito os filhos de Israel até o dia de hoje, mas andei perambulando sob tenda e tabernáculo!’. 7E em todo esse tempo em que acompanhei todos os filhos de Israel, terei porventura dito a um só dos juízes de Israel aos quais mandei que guiassem o meu povo de Israel: ‘Por que não me constróis um palácio de cedro?’. 8E agora é assim que tu falarás a meu servo, a Davi: assim diz Javé dos Exércitos: eu te tirei das pastagens, de detrás dos rebanhos de ovelhas para seres chefe de meu povo de Israel. 9Estive contigo em toda a parte por onde andaste, e exterminei todos os teus inimigos diante de ti. Eu te darei um grande nome, como o nome dos maiores da terra. 10Eu atribuirei um lugar para o meu povo de Israel. Eu aí o plantarei, e ele permanecerá onde estiver, não mais será sacudido de um lugar para outro, e os filhos da iniquidade não mais o oprimirão como antes, 11desde o tempo em que eu instituí juízes sobre o meu povo de Israel. Eu te dei sossego da parte de todos os teus inimigos, e Javé te anuncia que é ele que te fará uma casa. 12Quando os teus dias forem completos e repousares com teus pais, eu manterei depois de ti um descendente teu, saído de tuas entranhas, e eu firmarei a sua realeza. 13É ele que edificará uma casa para o meu Nome, e eu firmarei o seu trono real para sempre. 14Eu serei para ele um pai, e ele será para mim um filho: se ele cometer iniquidade, castigá-lo-ei com uma férula de homem e com fustigações de gabarito humano, 15mas meu favor não lhe será retirado, como eu o retirei de Saul, que eu afastei de diante de ti. 16A tua casa e a tua realeza durarão para sempre diante de mim, o teu trono será inabalável para sempre”. 17Natan comunicou a Davi o teor exato de toda esta revelação.

 

Salmo: Sl 88(89),4-5.27-28.29-30 (R/. 29a)

R.: Dar-lhe-ei para sempre a minha graça!

4Firmei com o meu eleito uma aliança, e jurei a Davi, meu servidor: 5 ‘Eterna hei de fazer tua linhagem, Firme o teu trono pelas gerações!’.

27A mim ele dirá: ‘Tu és meu Pai, meu Deus e meu rochedo salvador!’. 28Eu o farei então meu primogênito, o mais excelso sobre os reis da terra.

29Dar-lhe-ei para sempre a minha graça, com ele manterei minha aliança; 30 farei eterna a sua descendência, farei seu trono como o firmamento.

 

Evangelho: Mc 4,1-20

1Ele voltou a ensinar, à beira do lago. E uma enorme multidão se reuniu perto dele. Por isso, entrou numa barca e sentou-se nela, no mar, enquanto a multidão estava em terra, na praia. 2Ensinava-lhes muitas coisas em parábolas e lhes dizia em seu ensinamento: 3 “Ouvi! Um semeador saiu para semear. 4Ao lançar a semente, alguns grãos caíram à beira do caminho, e vieram as aves e os comeram. 5Outros caíram em terreno pedregoso, onde havia pouca terra; logo cresceram, porque não tinham terreno profundo. 6Mas, quando veio o sol, ficaram queimados e, como não tinham raízes, murcharam. 7Outros caíram entre os espinhos, que cresceram e os sufocaram. Por isto não deram frutos. 8Outros caíram em terra boa, e brotaram, e cresceram, e deram frutos, uns trinta, outros sessenta e outros cem”. 9E acrescentava: “Quem tem ouvidos para ouvir, que escute bem!” 10Quando ele ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os Doze, perguntaram-lhe o sentido das párabolas.11Ele lhes respondeu: “A vós é revelado o mistério do Reino de Deus. Mas aos outros, tudo é comunicado por meio de parábolas, 12de sorte que: Olhando não vejam, ouvindo não entendam, e jamais se convertam e lhes sejam perdoados os pecados”. 13E continuou: “Não compreendeis esta parábola? Como compreendereis, então, todas as outras? 14O que o semeador semeia é a palavra. 15Os que estão à beira da estrada, onde é semeada a palavra, são aqueles que, mal a ouvem, vem logo Satanás e tira a palavra neles semeada. 16De modo semelhante, há os que recebem a semente em terra pedregosa. Eles, logo que ouvem a palavra, a recebem com alegria; 17mas não chegam a ter raízes em si mesmos e são inconstantes: surgindo um sofrimento, uma perseguição por causa da palavra, logo voltam atrás. 18Outros, ainda, recebem a semente entre espinhos: 19estes são os que ouvem a palavra, mas as preocupações deste mundo, a sedução das riquezas e outros cuidados desordenados se introduzem neles, e sufocam a palavra, que não produz frutos. 20Há, enfim, os que recebem a semente em terra boa: estes ouvem a palavra e a acolhem dentro de si, e produzem frutos: uns trinta, outros sessenta e outros cem”.

 

 

Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2019 - Ano C - São Lucas, Brasília, Edições CNBB, 2018.

Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola, 2016

 

Boa Nova para cada dia

 

A vós foi dado o mistério do Reino de Deus;

para os que estão fora tudo acontece em parábolas,....

para que escutem mas não compreendam ... não se convertam ... e não sejam perdoados. (Mc 4,11-12).

 

                Conhecemos bem as parábolas de Jesus.

                A que este Evangelho traz é sobre o Reino de Deus, comparado ao efeito do trabalho do semeador. As sementes rendem em proporções diferentes, desde o resultado zero a cem por uma.

                Jesus disse esta parábola a todos os seus ouvintes, pregando no mar da Galiléia.

                Entre seus ouvintes havia judeus indispostos contra Ele. A palavra de Jesus foi a palavra de Deus semeada também entre aqueles judeus. Eles não deixaram a semente germinar pelo ódio que nutriam contra Jesus.

 

                Então a Jesus somente restava semear a palavra de Deus no meio de um grupo restrito, o de seus discípulos. Mas estes também precisavam ser preparados para que neles cada semente rendesse cem vezes.

                Foi por isto que Jesus explicou em detalhes, somente a seus discípulos, o significado de cada parte da parábola. Mas aos judeus que não O aceitavam, Jesus não pôde explicar nada. Foi assim que muitos ouvintes de Jesus, parte do Povo Eleito, não compreenderam suas parábolas, não se converteram ao Reino de Deus, e por isto não foram perdoados (Mc 4,11-12).

 

                Mas as parábolas de Jesus não pararam no seu tempo.

                Ele as ensina para nós hoje em dia também.

                E nós podemos ser cada tipo de terra, desde a pedregosa até a fértil.

                Peçamos a Jesus que faça de nós terra fértil.

                E que, rendendo por uma semente outras cem, sintamos a alegria de participar da fecundidade do Reino de Deus neste mundo.

                Viveremos assim sempre com Deus.

                Esta é uma felicidade somente comparável com a que teremos no céu.

 

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma