voltar blog 01/02/2020 A IGREJA CATÓLICA NO BRASIL LANÇA O PACTO EDUCATIVO GLOBAL, ATENDENDO AOS APELOS DE PAPA FRANCISCO

A Igreja Católica no Brasil lança o Pacto Educativo Global, atendendo aos apelos de Papa Francisco

 

Em 31 de janeiro de 2020, na sede da CNBB, foi lançado no Brasil o texto Orientações Gerais – A Igreja no Brasil, com o Papa Francisco, no Pacto Educativo Global. Em nosso país, essa é uma ação promovida pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação, em conjunto com a CRB – Conferência dos Religiosos do Brasil – e com a ANEC – Associação Nacional de Educação Católica –, em atenção à iniciativa de Papa Francisco, marcando os cinco anos da encíclica Laudato Si’.

Nas palavras de Papa Francisco, trata-se de um “encontro para reavivar o compromisso em prol e com as gerações jovens, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de escuta paciente, diálogo construtivo e mútua compreensão”. 

Segundo o assessor do Setor Educação, padre Júlio Resende, existe “uma grande esperança de que a celebração deste Pacto reanime os educadores e toda a sociedade na bela e desafiante missão educativa. A intenção é que todos possam participar da aldeia que educa, assumindo o compromisso comum com a causa educativa”. 

Para irmã Cláudia Chesini, gerente de Relações Institucionais e de Pastoral da ANEC, o Pacto Educativo Global desafia a colocar a pessoa no centro, abraçando com cuidado a Casa Comum aqui no Brasil. “O convite é amplo e insistente”, finaliza.  

Paulo Moregola, diretor comercial e de marketing de Edições Loyola e coordenador do GT das Editoras Católicas da ANEC, ressalta que “a convocação do Papa Francisco para que a sociedade mundial participe do Pacto Global pela Educação exige de cada pessoa, comunidade e instituição um novo olhar sobre a importância do processo educativo para uma mudança concreta do mundo que vivemos e projetamos para o futuro. É pela educação que conseguiremos reconstruir a nossa visão e sair do ‘olhar do individualismo’ para caminharmos em direção a um humanismo solidário. Solidificar a ideia de um cidadão global que tenha seus valores fincados na justiça e na igualdade de direitos”.

Para saber mais sobre o Pacto de Educação convocado pelo Papa Francisco, acesse o site: www.educationglobalcompact.org.