Autores (40)

|
  • 1
  • 2
V. Grossi

V. Grossi

Autor

null

V. Mir

V. Mir

Autor

null

Valdete Guimarães

Valdete Guimarães é religiosa da Congregação das Servas de Maria Reparadoras. Possui mestrado e doutorado pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) e atualmente é professora e coordenadora do curso de Teologia na Faculdade Diocesana São José (FADISI), em Rio Branco (AC).

Valdir Marques

Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Valdiran Santos

Padre Valdiran Ferreira dos Santos trabalhou durante oito anos como missionário leigo no Morro do Bom Jesus, em Caruaru. Cursou filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia, em Recife, teologia no Instituto Teológico São Paulo e na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (SP), e fez mestrado com ênfase em missiologia no Pontifício Ateneu Santo Anselmo - Instituto Teológico São Paulo. Exerceu a função de pároco, conferencista, orientador de retiros e coordenador de pastoral na Região Episcopal Brasilândia (SP). Participou do Serviço de Pastoral dos Migrantes e o assessorou. Atualmente trabalha na Diocese de Penedo (AL), onde desenvolve atividades preventivas com crianças e jovens carentes.

Van Rensselaer Potter

Van Rensselaer Potter, bioquímico oncologista nascido em 1911 em Dakota do Sul (EUA), realizou sua atividade científica no McArdle Laboratory for Cancer Research, da Faculdade de Medicina da Universidade de Wisconsin, na cidade de Madison. Por muitos anos, foi presidente da American Association for Cancer Research, membro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos e membro honorário da Japanese Cancer Association. Recebeu a medalha de honra da American Cancer Society (1986) e vários doutorados honoris causa lhe foram conferidos. É autor de mais de 400 publicações no campo da pesquisa sobre câncer e bioética, além de um importante volume, Global Bioethics, publicado pela editora da Universidade Estadual de Michigan, em 1988.

Vanilda P. Paiva

Possui graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1965), mestrado em Planejamento Educacional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1972) e doutorado em Educação, Sociologia e Neolatinas (Dr. Phil.) - Universitade de Frankfurt/M (Johann-Wolfgang-Goethe) (1978). Estágio-Senior na Universidade de Frankfurt/M com bolsa do CNPq entre março e agosto de 2006. Professora aposentada da UFRJ. Foi diretora do INEP, pró-reitora da UFRJ, secretária-regional da SBPC e vice-presidente do ISER. Foi também professora visitante na Universidade de Notre Dame (USA), na Universidade de Frankfurt/M (Alemanha) , na PUC-SP e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ). Foi diretora adjunta do Unesco Institute of Education (UIE) em Hamburgo entre 1993 e 1994. É Diretora do Instituto de Estudos da Cultura e Educação Continuada (IEC/RJ) desde 1995, hoje dedicado a atividades de pesquisa e ação social sem qualquer movimentação financeira. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação e História das Idéias, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, trabalho, qualificação, educação popular e igreja/questão agrária. Pesquisadora Senior do CNPq

Vera Lúcia Trevisan de Souza

Vera Lúcia Trevisan de Souza é psicóloga, doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP e docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia e do curso de graduação em Psicologia da PUC-Campinas. É lider do grupo de pesquisa "Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas" e editora associada da revista de Estudos de Psicologia, da PUC-Campinas. Por Edições Loyola, publicou: Escola e construção de valores (2005) e Aprendizagem do adulto professor (2006), além de vários capítulos de livros e artigos em periódicos científicos qualificados.

Vera Lucia Trevisan de Souza

Vera Lúcia Trevisan de Souza é psicóloga, doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP e docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia e do curso de graduação em Psicologia da PUC-Campinas. É lider do grupo de pesquisa "Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas" e editora associada da revista de Estudos de Psicologia, da PUC-Campinas. Por Edições Loyola, publicou: Escola e construção de valores (2005) e Aprendizagem do adulto professor (2006), além de vários capítulos de livros e artigos em periódicos científicos qualificados.

Vera Lucia Trevisan de Souza Souza

é pesquisadora e docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia e do curso de graduação em Psicologia da PUC-Campinas. Possui graduação em Psicologia, mestrado e doutorado em Educação: Psicologia da Educação na PUC-SP. É membro do GT de Psicologia Escolar/Educacional da ANPEPP e coordenadora do Grupo de Pesquisa Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas – PROSPED.

Vera Maria Nigro de Souza Placco

Vera Maria Nigro de Souza Placco é professora e pesquisadora nas áreas de Educação e Formação de Professores há mais de 50 anos. É docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação e Educação: Formação de Formadores (Mestrado Profissional), ambos da PUC-SP. É também assessora na área de Formação de Professores, atuando junto a instituições escolares públicas e particulares. Cursou Pedagogia e Orientação Educacional na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, mestrado e doutorado em Educação: Psicologia da Educação na PUC-SP e pós-doutorado em Psicologia Social na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris. Possui publicações nacionais e internacionais nas áreas de Educação, Psicologia da Educação e Formação de Professores.

Victor Hugo Mori

Victor Hugo Mori. Arquiteto do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1987, formado pela Universidade Mackenzie em 1975. É Conselheiro do cicop/Brasil, membro do icomos/Brasil. Foi Conselheiro do Condephaat (1993-2023), Conselheiro do Conpresp e Condepasa, Superintendente do iphan-sp (2007/2008). Autor dos livros Arquitetura Militar: um panorama histórico a partir do Porto de Santos (imesp/funceb, 2003) e Restauro da Casa do Trem Bélico (Ed. Salus, 2009); organizador do livro Patrimônio: atualizando o debate (iphan-dersa, 2006); e coautor com Carlos C. Lemos do livro Patrimônio: 70 Anos em São Paulo (iphan, 2008). Apresentação dos livros: A Hispanidade em São Paulo, Aracy Amaral (Itaú Cultural, 2017), Patrimônio Colonial Latino-Americano, Percival Tirapeli (sesc, 2018), Ruínas Paulistas, Tognon, Sunega, Augusto (Sunega, 2020). Exposição Patrimônio e Paisagem de Victor Hugo Mori no Museu da Casa Brasileira (São Paulo) em 2008. Recebeu a Medalha Mário de Andrade (iphan-2018).

Vilmar Debona

Vilmar Debona é professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSC. Cofundador e editor da Voluntas: Revista Internacional de Filosofia, membro associado da Schopenhauer-Gesellschaft (Frankfurt) e de sua Seção brasileira. É autor de livros e artigos sobre a filosofia schopenhaueriana e suas recepções na contemporaneidade. Pesquisa temas de Ética, Filosofia Social e interseções entre Filosofia e Literatura.

Vincent J. Genovesi

null

Vincenzo Cicero

Vincenzo CICERO é pesquisador universitário na Faculdade de Ciências da Formação da Universidade de Messina.

Vincenzo Fano

É professor de Lógica e Filosofia da ciência na Universidade de Urbino. É pesquisador de história e filosofia da física e concentrou suas investigações sobre o sentido cultural da ciência moderna.

Virgínia Albuquerque de Castro BUARQUE

Virgínia Buarque, doutora em História pela UFRJ e pós-doutora em Teologia pela FAJE, é docente da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

  • 1
  • 2