Movimento Eucarístico Jovem

O QUE É O MEJ (Movimento Eucarístico Jovem)

O que é o MEJ
As respostas a seguir foram dadas por três grupos de MEJ do Chile:

- "Somos um Movimento da Igreja que busca formar meninos, meninas (adolescentes) e jovens ao estilo de Jesus, para que sejam colaboradores na construção do Reino. A oração e o Evangelho nos chamam a fazer da nossa vida uma Eucaristia prolongada, entregando-nos ao serviço dos demais."

- "Somos meninos, meninas e jovens a caminhar com Jesus, que crescem em comunidade, protagonistas de nossa Missão cristã no mundo, para servir a nossos irmãos, ao estilo de Jesus."

- "Somos meninos, meninas (adolescentes) e jovens chamados por Jesus a integrar um movimento de Igreja que, em nível mundial, nasce do Apostolado da Oração e partilha sua espiritualidade eucarística, que brota do Coração de Jesus."

Quando foi fundado o MEJ?


Na forma atualmente conhecida, o MEJ foi fundado em1962.

Houve outras formas de MEJ anteriormente?


Sim. Primeiro, o padre Francisco Xavier Gautrelet, SJ, fundador do Apostolado da Oração(AO) em 1844, quis unir o valor da oração das crianças e fundou a "Milícia do Papa". Logo em seguida o padre Henry Ramière, SJ, incorporou-a ao AO. Pouco depois o mesmo padre Henry fundou a primeira Cruzada Eucarística, para estimular jovens e adultos à comunhão frequente. A partir desse momento a Cruzada Eucarística começou a expandir-se rapidamente pelo mundo, inclusive no Brasil.

Por que a Cruzada Eucarística mudou de nome?


Eis a história da mudança de nome: em 1960, a Cruzada Eucarística da França foi a Roma em peregrinação. O papa era João XXIII, que tinha sido delegado apostólico da Santa Sé na Turquia, onde, como em outros países muçulmanos, a palavra "Cruzada" doía nos ouvidos, porque lembrava a guerra religiosa entre católicos e muçulmanos. Então o papa João XXIII evitou saudar os peregrinos como cruzados, substituindo a denominação por Movimento Eucarístico. A partir daí o nome Cruzada Eucarística mudou para MEJ. Aqui no Brasil, Edições Loyola veio a publicar um Manual do MEJ somente em 1980.

O que tem a ver o MEJ com o Apostolado da Oração (AO)?



O MEJ tem a mesma espiritualidade do AO. O MEJ é o AO mirim.

Qual é essa espiritualidade?



Em sua essência, ambos têm sua fonte maior no amor à Eucaristia e ao Sagrado Coração de Jesus.

O que quer dizer que o MEJ tenha uma espiritualidade?



Quer dizer que o MEJ tem um modo próprio de viver sua fé, assim como um operário, um sacerdote, uma mãe ou pai de família etc. vivem sua fé no trabalho, na vida consagrada, na família etc.

Trecho extraído do livro de Pe. Otmar Jacob Schwengber, SJ, Apostolado da Oração e MEJ em perguntas e respostas, Edições Loyola, 2014, 3ª edição

© 2015 - MEJ - Movimento Eucarístico Jovem - Todos os direitos reservados