Movimento Eucarístico Jovem

COMO CRIAR UM GRUPO

Imagem Ilustrativa de como montar um centro
Arquivo do Pe. Otmar Jacob Schwengber, SJ

1. Antes de tudo, é preciso que tenhamos muito amor para seguir a Jesus Cristo e servir à Sua Igreja.

2. Por ser uma ramificação do AO para a juventude, o ideal seria que o MEJ fosse fundado nas paróquias em que já houvesse um Centro do AO.

3. O Pároco deve ser informado sobre o desejo desses jovens de viver como Jesus, na espiritualidade missionária do AO na Igreja. Ele deve receber material que o informe sobre aquilo que o MEJ quer ser na Paróquia.

4. Uma vez recebida a aprovação do Pároco, devem-se procurar formadores, como catequistas de perseverança, e reunir, por exemplo, coroinhas que se sintam atraídos pelo amor à Eucaristia e ao Coração de Jesus. Os formadores devem ter o conhecimento necessário a respeito do MEJ e sentir o desejo de ajudar na dinâmica metodológica, própria à idade do grupo que vão animar com a palavra, o exemplo, a espiritualidade e a missão inerentes ao movimento.

5. Algum material dessa formação pode ser encontrado em Edições Loyola. Nosso Mensageiro publica uma seção que pode dar ideias para as reuniões.

6. Depois de constituída a equipe de monitores, chega o momento de anunciar a fundação do núcleo, com um convite atraente e uma acolhida adequada à idade dos integrantes.

7. No dia da recepção de crianças, adolescentes ou jovens, faz-se um cerimonial em que os membros do MEJ rezam a “Consagração ao Sagrado Coração de Jesus” e recebem os distintivos, como fitas, por exemplo (opcional!).

8. Devem ser estabelecidos claramente, desde o início, a hora e o lugar para os encontros da equipe de monitores e integrantes do núcleo.

9. É importante que o(a) Coordenador(a) do MEJ e o(a) Assessor(a) Espiritual estejam continuamente apoiando a equipe de monitores com retiros e momentos de formação.

10. A criação de um núcleo do MEJ deve ser comunicada àDiretoria Diocesana do AO-MEJ, para que seja registrada a sua existência. A Equipe Nacional do AO-MEJ é responsável por acompanhar e manter a vinculação com outros Centros MEJ.

11. O MEJ possui três pilares de sustentação: Evangelho, Eucaristia e Missão.



Pe. Otmar Jacob Schwengber, SJ,
Secretário Nacional do Apostolado da Oração
© 2014 - MEJ - Movimento Eucarístico Jovem - Todos os direitos reservados