Login  |   Cadastre-se   |   Fale Conosco  |   Trabalhe Conosco  |   Ajuda          Youtube  

9 de dezembro de 2016
Carrinho Vazio
Você está em: Home >> Liturgia Diária


Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut Compartilhe no Twitter

Liturgia do dia 09/12/2016


Leituras
Is 48,17-19
Sl 1,1-6
Mt 11,16-19

2ª Semana do Advento

Sexta-Feira

Primeira Leitura: Is 48,17-19

17 Assim fala Javé, teu redentor, o Santo de Israel: “Sou Javé, teu Deus, que te ensina o útil e te faço andar na vereda onde caminhas. 18 Ah! Se tivesses sido atento a meus mandamentos! Tua felicidade teria sido como um rio, como as ondas do mar a tua justiça!19 Como a areia, seria tua estirpe, como seus grãos, os teus filhos! Jamais teu nome se apagaria nem seria abolido diante de mim!

Salmo: Sl 1,1-4.6

R. Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida.

1 Feliz quem não se conduz segundo as normas dos ímpios, nem segue a estrada dos maus ou vem sentar-se com eles, 2 mas ama a lei do Senhor, e dia e noite a medita!

3 Ele será como a árvore plantada à beira do rio, que produz fruto a seu tempo e cujas folhas não secam. Dá certo tudo o que faz,

4 mas outra é a sorte dos ímpios, palha que o vento dispersa. 6 Vela o Senhor com carinho sobre o caminho dos bons, enquanto a estrada dos ímpios só conduz à perdição.

Evangelho: Mt 11,16-19

Naquele tempo, disse Jesus às multidões: 16 Mas a que vou comparar esta geração? Pode ser comparada a meninos sentados nas praças, que gritam aos companheiros: 17 ‘Tocamos músicas alegres para vós e não dançastes; entoamos cantos de luto e não chorastes’. 18 Pois compareceu João, sem comer nem beber, e dizem: ‘É um possesso’. 19 Veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizem: ‘Eis um comilão e beberrão; um amigo dos desprezados cobradores de impostos e dos pecadores!’ Mas a sabedoria se revelou justa através das suas obras”.

Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2016 - Ano C - São Lucas, Brasília, Edições CNBB, 2015.

Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.

Boa Nova para cada dia

“Com quem vamos comparar esta geração?” (Mt 11,16).

Raramente encontramos no Evangelho uma reclamação de Jesus. mas Mt 11,16 traz a que lemos hoje.

Por qual motivo Jesus se queixou da geração de seu tempo?

A quem Ele se referia?

Ele estava se queixando de todas as pessoas sem distinção, ou tinha em mente algumas pessoas em particular?

As respostas a estas perguntas aparecem nas próprias palavras de Jesus neste Evangelho.

Ele se queixa dos que disseram que João Batista tinha um demônio. Quem dizia isto? Eram os fariseus e os doutores da Lei. Portanto é a eles que Jesus se refere em sua reclamação neste Evangelho, e não a todas as pessoas de seu tempo.

Ele se queixa dos que disseram que Ele era um comilão e um beberrão, amigo dos cobradores de impostos e pecadores. Quem dizia isto? Eram os fariseus e os doutores da Lei.

É assim que sabemos por qual motivo Jesus se lamenta: não de todas as pessoas de sua geração, mas precisamente dos fariseus e dos doutores da Lei. De fato, muitas pessoas do tempo de Jesus eram santas e O tinham acolhido como o Messias, o Filho de Deus.

Hoje em dia Jesus teria pessoas de quem pudesse se queixar?

Sem dúvida que sim, porque há muitos que O combatem, não o reconhecem como o Salvador do mundo, o Filho de Deus. Quando leem o Seu Evangelho o deformam, e à sua Igreja combatem a ponto de perseguir e matar seus discípulos de nossos dias.

A nós cabe o dever de rezar pelos inimigos de Jesus, que são também nossos. Sigamos o exemplo Dele, pois é assim que nos encontrará promovendo a paz, e nisto, sendo reconhecidos como filhos de Deus.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.





Preencha seus dados abaixo e receba as novidades da Loyola.
Nome:
E-mail:
  
Sobre a Edições Loyola | Serviços Gráficos | Fale Conosco | Distribuidores e representantes | Revista Mensageiro | Liturgia Diária | Eventos | Política de Vendas | Política de Privacidade

Rua: Mil Oitocentos e Vinte e Dois, 341 - Ipiranga
CEP: 04216-000 - São Paulo - SP
Tel.: 11 3385-8500 | 2063-4275 | 3385-8501
Formas de Pagamento
Acompanhe
Youtube  
Certificados
© 2011 Edições Loyola . Todos os direitos reservados
Visualize este site com resolução mínima de 1024 x 768
DesignbyC10