voltar blog 22/03/2021 Uma homenagem de Edições Loyola ao amigo e colaborador Padre Antonio José Maria de Abreu (1936 – 2021)

Faleceu no último sábado (20/03) aos 84 anos, o querido colaborador e amigo de Edições Loyola, Padre Antonio José Maria de Abreu, SJ.

Nascido em 29 de novembro de 1936, no município de Bom Jardim (RJ), foi batizado no ano seguinte na capela do Colégio Anchieta, em Nova Friburgo (RJ).

Com apenas 18 anos de idade, no dia 6 de março de 1955, Padre Antonio ingressou na Companhia de Jesus e teve como mestre o Padre Antonio Cardoso, SJ.

Formado em Economia, ele trabalhou no IBRADES (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento), primeiro no Rio de Janeiro (de 1972 a 1998) e, depois, até o ano de 2011, na sede de Brasília (DF). Atuou como pesquisador, assessor, professor e bibliotecário.

Mudou-se para São Paulo (SP) em 2012, tornando-se assíduo colaborador de Edições Loyola. Foi membro de seu Conselho Editorial até o ano de 2020, pois, com o início da pandemia e, em seguida, com o agravamento de seu estado de saúde, Padre Abreu ficou sob cuidados contínuos na Casa de Saúde e Bem-estar Nossa Senhora da Estrada.

No período em que esteve em Edições Loyola, bom humor e alegria eram sua “marca registrada”, sendo sempre muito espirituoso e afável com todos os funcionários.

Padre Antonio será lembrado por sua dedicação e cuidado com nossas publicações, pois, além de frequentemente mostrar uma grande erudição, dava mostras de uma humildade a toda prova.

Agradecemos a Deus pelo dom de sua vida. Descanse na paz do Senhor, Pe. Antonio!

Obrigado por tudo!