voltar Liturgia diária 11/08/2020 Terça-Feira - 19ª Semana do Tempo Comum - Ano Par

Primeira Leitura: Ez 2,8-3,4

8 E tu filho do homem, escuta o que te digo e não sejas rebelde como essa gente. Abre bem tua boca e come o que te vou dar. 9 Olhei então e eis que uma mão se estendia para mim e nela havia um livro em forma de rolo. 10 E o livro desenrolouse diante de mim e vi que a escrita cobria ambos os lados; e o que nele estava escrito eram lamentações, gemidos e ais. 3 1 E disse-me: Filho do homem, come  este rolo e depois vai falar aos filhos de Israel. 2 Abri a boca e ele fez-me comer o rolo. 3 E disse: Filho do homem, alimenta teu ventre e enche tuas entranhas com este rolo que te estou dando. Comi-o, e eis que na minha boca parecia doce como mel. 4 E disse-me: Filho do homem, vai ter com os israelitas e transmite-lhes minhas palavras.

 

Salmo: Sl 118(119),14.24.72.103.111.131 (R/. 103a)

R.: Quão doces para mim tuas palavras!

14 Muito mais que com todas as riquezas,  alegro-me cumprindo as tuas ordens.

24 Ponho minha delícia em teus preceitos,  teus mandamentos são meus conselheiros.

72 Mais do que mil moedas de ouro e prata,  vale, Senhor, a lei da tua boca!

103 Quão doces para mim tuas palavras,  mais suaves que o mel em minha boca!

111 São minha eterna herança os teus decretos,  neles meu coração se rejubila.

131 Abro, Senhor, a minha boca e aspiro,  pois dos teus mandamentos estou ávido.

 

Evangelho: Mt 18,1-5.10.12-14

1 Naquele momento os discípulos aproximaram-se de Jesus para perguntar: “Quem é o maior no Reino dos céus?”. 2 Jesus chamou um menino, colocou-o no meio deles, 3 e respondeu: “Eu vos declaro esta verdade: se não vos tornardes de novo como os meninos, não podereis entrar no Reino dos céus. 4 Portanto, aquele que se fizer pequeno como este menino será o maior no Reino dos céus. 5 Quem acolher um menino como este em meu nome, é a mim que acolherá. 10 Cuidado! Não desprezeis um só destes pequeninos! Porque eu vos digo que os seus anjos, no céu, contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus. 12 Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas e uma se perder, não achais que deixará as noventa e nove lá nos morros para ir procurar a que se havia perdido? 13 E, se chegar a encontrá-la, eu vos declaro esta verdade: a alegria será maior por causa dela do que pelas noventa e nove que não se tinham perdido. 14 Assim, o vosso pai que está nos céus não quer que se perca um só destes pequeninos.

Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola, 2016

 

Boa Nova para cada dia

“... se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus” (Mt 18,3).

                Quando vemos Jesus elogiar as crianças e abraça-las, ficamos emocionados por este seu gesto. O Papa Francisco revela sua sensibilidade humana fazendo o mesmo, e todos se encantam ao vê-lo agir assim.

                Porém Jesus não atrai a si as crianças apenas para despertar nossa emoção. Ele tem um objetivo muito elevado para isto.

                No caso do Evangelho de hoje, Jesus elogia uma criança para mostrar aos discípulos quais são as condições para entrar no Reino dos Céus. São estas:

  1. Observar a inocência das crianças. Elas não pecam em sua inocência. Têm o coração puro para ver a Deus (Mt 5,8);
  2. Os adultos constatam que seus corações não são puros como os das crianças. Deste modo, diz Jesus, entendem que precisam se converter: seus corações serão purificados pelo arrependimento dos pecados. Como as crianças poderão ver Deus.

                A explicação de Jesus é simples, e até um adolescente a pode entender. Entrar no Reino dos Céus não é complicado. Para Jesus o que mais importa é que as pessoas sigam o seu conselho: convertam-se e entrem no Reino dos Céus.

                É por isso que ele reforça seu ensino contando a estória do homem que, tendo cem ovelhas, sai em busca daquela que se perdeu longe do rebanho.

                É Deus quem vê em nós o seu rebanho.

                Se alguém se perde no pecado, Deus se apressa em ir à sua procura. E encontrando-o, leva-o de volta a seu rebanho, onde todos os demais o acolhem com alegria pelo retorno esperado.

                Vejamos como a ovelha da parábola é nossa imagem. Deus nos procura. Deixemo-nos encontrar por Ele. E a alegria dele será também a nossa e de todos os que já foram salvos e estão na felicidade da Vida Eterna.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma