voltar blog 15/12/2021 Retiro Quaresmal 2022

Aguardado pelos leitores de Edições Loyola que buscam beber da espiritualidade inaciana no tempo da Quaresma, o Retiro Quaresmal é uma publicação consagrada, feita em parceria com as redes Servir (Rede Inaciana de colaboração, fé e espiritualidade) e Diakonia (rede de paróquias, igrejas, santuários e capelanias da Companhia de Jesus). Em sintonia com o objetivo do Ano Inaciano (2021-2022) que comemora os 500 anos da conversão de Santo Inácio de Loyola e os 400 anos de sua canonização, a presente edição convida todos à conversão, buscando um novo olhar que nasce de Cristo.

De fato, Santo Inácio de Loyola fez sua peregrinação interior, encontrou o Cristo e mudou de vida. Desse modo, a conversão nos é apresentada como um processo que requer de cada um de nós silêncio, oração e abertura ao Espírito.

A Quaresma é o tempo litúrgico voltado à conversão, mas é também tempo de reconstrução de cada um de nós e da comunidade; tempo que nos motiva a colocar em questão a razão de ser da vida: Para que vivemos? Sobre o que está fundamentada nossa vida? Para onde caminhamos?...

Os roteiros de oração apresentados no Retiro Quaresmal 2022 seguem a metodologia dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio e foram elaborados por um grupo de jesuítas com larga experiência na escola inaciana de oração. Nesta edição colaboraram Pe. Adroaldo Palaoro, SJ; Pe. José Ramón de la Cigoña, SJ; Pe. José Antonio Netto de Oliveira, SJ; e Pe. Luis Quevedo, SJ.

O Retiro Quaresmal 2022 tem o propósito de colaborar para que as pessoas possam fazer uma experiência profunda do “mistério pascal”, vivendo a “travessia quaresmal” em direção a uma identificação com o Mestre da Galileia, que, com radicalidade, “falou com sabedoria e ensinou com amor”.