voltar blog 30/11/2019 Nota de Falecimento - Padre Haroldo Joseph Rahm, SJ

NOTA DE FALECIMENTO

 

É com pesar que noticiamos o falecimento do querido Padre Haroldo Joseph Rahm, jesuíta que completou 100 anos em fevereiro deste 2019. Por volta das 12h de hoje, dia 30 de novembro, após almoçar, enquanto retirava-se para repousar, passou por parada cardíaca e não resistiu, dando seu último suspiro e deixando saudades. Padre Haroldo morava na casa de saúde dos jesuítas, em São Paulo, Capital, onde recebia assistência de enfermeiros e cuidadores no próprio local.

De reconhecida santidade, Padre Haroldo dedicou grande parte de sua vida ministerial a assistir pessoas em situação de vulnerabilidade social, principalmente, toxicodependentes. Missionário americano, chegou ao Brasil em 1965. Padre Haroldo ministrou dezenas de cursos, recebeu diversos prêmios e possui 56 livros escritos, sendo 52 publicados. A instituição que hoje leva seu nome, foi fundada há 41 anos em Campinas, interior de São Paulo, e já atendeu mais de 80 mil pessoas, impactando outras milhares direta e indiretamente.

O Prefeito de Campinas decretou luto oficial de três dias. “Padre Haroldo foi um ser humano muito especial, que ajudou e iluminou a vida de várias pessoas. Meus sentimentos à sua família, amigos e aos muitos admiradores. Padre Haroldo fará muita falta, mas deixa um enorme legado para ser seguido por todos nós", diz o texto do prefeito.

O corpo de Padre Haroldo será velado no Paço Municipal de Campinas, a partir das 8h deste domingo, 1º de dezembro. Às 15h, será trasladado para o Mosteiro do Jesuítas, em Itaci, Indaiatuba, SP. Lá, haverá missa de corpo presente e, na sequência, será sepultado.

Edições Loyola agradece a Padre Haroldo pela fecunda convivência e louva a Deus pelo dom da vida partilhada. Padre Haroldo, suas palavras e seu testemunho serão propagados para sempre!